OPORTUNIDADES de bolsa PIBIC e permanecer do curso de CISO

Nesta e na próxima semana, estão ocorrendo uma série de seleções para bolsistas PIBIC e Permanecer no nosso curso de Ciências Sociais - fiquem atent@s!

Abaixo divulgamos algunas das seleções:

1) O Grupo de Pesquisa Poder, Abjeção e Ética, baseado no Departamento de Antropologia (FFCH/UFBA), abre processo seletivo para escolha de bolsistas PIBIC & PIBIC/AF, que participarão de atividades de pesquisa junto ao grupo pelo período de 12 (doze) meses, com início em 1 de setembro de 2021 e término em 31 de agosto de 2022.

LINK PARA CANDIDATURAS: http://bitly.ws/ehBf

2Seleção de bolsistas para projeto de pesquisa "Estratégias educativas e a (re)produção internacional do 'herói sustentável' por espaços empresariais", com o prof. Bruno Barreiros.

Resumo: O projeto pretende minimizar a lacuna de pesquisas sobre as transformações recentes do campo econômico decorrentes da difusão internacional do modelo do "desenvolvimento sustentável". Visa compreender e explicar a construção social de um mercado internacional de educação executiva em prol da "sustentabilidade", testando também a hipótese de uma disposição para a sustentabilidade. A pesquisa se fundamenta tanto nos aportes da tradição disposicionalista da sociologia (ex. Bourdieu e Lahire) como na sociologia política das instituições (ex. Lagroye e Offerlé), além das contribuições mais recentes de pesquisadores da sociologia econômica (ex. Lebaron, Steiner, Grün). O contexto de análise é o avanço, observado desde o início dos anos 2000, de alianças institucionais entre a ONU, as grandes empresas privadas e as business schools, ao redor da rede do PRME, que almejam promover os modelos do "desenvolvimento sustentável" e da "sustentabilidade empresarial". Em termos operacionais, quatro frentes de pesquisa são propostas: 1) a história do fenômeno, recorrendo a uma pesquisa documental e à literatura especializada; 2) a cartografia social do espaço internacional das escolas de negócios, concentrando-se nas signatárias do PRME; 3) a sociogênese dos cursos das escolas de negócios de maior reputação desse espaço; 4) a análise das disposições e das propriedades sociais dos egressos, a partir de um survey internacional.

3) O projeto de pesquisa “Neoliberalismo e Colonialidade: desafios para a democracia na América Latina”, coordenado pela Profa. Sue Iamamoto, está selecionando estudantes interessados/as em iniciação científica, com uma vaga para bolsista e outra vaga para voluntário/a.

Interessados/as devem estar regularmente matriculados no curso de Ciências Sociais (licenciatura ou bacharelado), com C.R. igual ou superior a 5,0, e enviar uma carta de motivação e seu histórico escolar (emitido pelo SIAC) para o email selecaobolsistapibic@gmail.com até 23/06/2021.

Segue o resumo do projeto: "O presente projeto de pesquisa visa analisar o recente processo de desdemocratização pelo qual passa a América Latina a partir de dois eixos: (1) a curta e média duração da racionalidade neoliberal, que afeta os espaços democráticos e as soluções comuns aos problemas sociais e políticos e (2) a longa duração da racionalidade colonial, que determina profundas hierarquias de poder que interditam e dificultam a experiência democrática da região, moldando suas experiências de raça, gênero e classe. A partir da identificação e da comparação teórica de obras acadêmicas que correspondem a estes dois eixos, vamos então identificar como estas racionalidades contra-democráticas afetam o presente da região na atuação de contramovimentos conservadores e autoritários. Assim, vamos investigar contramovimentos de diversos países latino-americanos que têm questionado e desafiado a garantia dos seguintes direitos: (1) direitos sociais universais, sobretudo educação e saúde; (2) direitos especiais para a promoção da igualdade racial e de gênero; (3) direitos ambientais e da natureza. O que unifica este conjunto de direitos é a busca por uma cidadania que espelhe relações humanas imbricadas na vida em comum e em sociedade, que preze por estruturas de solidariedade amplas, tanto para as gerações do presente quanto para as do futuro. As tendências desdemocratizadoras atacam estes projetos de vida em comum, em defesa de um ideal de vida individual e familiar, em que a relação com os que estão “de fora” destas esferas é uma relação de ameaça e competição."

4) Bolsista Permanecer para o PAC-Ciso (com Prof.Guillermo Vega Sanabria):