História do Curso na UFBA

O curso de ciências sociais tem suas origens na antiga Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Bahia, fundada em 1941, com sede na Av. Joana Angélica, 183 (antiga “Cova da Onça”), que à época congregava grande parte dos cursos superiores das áreas de Ciências Humanas, Educação, Letras e Ciências Exatas. A faculdade foi integrada à Universidade da Bahia em 1946, tornando-se, posteriormente, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH). A partir da Reforma Educacional (Lei no 5.540) de 1968, que extinguiu o regime de cátedra e criou o regime departamental, foram criados os três departamentos atuais que compõem o curso de ciências sociais: o Departamento de Antropologia e Etnologia, o Departamento de Ciência Política e o Departamento de Sociologia.

Antes de 1968, parte significativa do corpo docente do Curso de Ciências Sociais era composto por professores formados em outras áreas, principalmente em Direito. Poucos tinham dedicação integral ou exclusiva. Alguns deles tinham experiência de ensino em outras instituições acadêmicas do país, particularmente da Universidade de Brasília (UnB), tida como modelo de modernização da universidade brasileira. Foram eles os principais responsáveis pela criação do Curso de Mestrado em Ciências Humanas (1968), um dos primeiros no Brasil, tendo duas áreas de concentração, Ciências Sociais e História. Em 1984, o Departamento de História constituiu o seu próprio mestrado e em 1999 foi instituído o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS).

O ensino sistemático de antropologia na Bahia teve início ainda na antiga Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Bahia. Os professores Thales de Azevedo, Carlos Ott e Frederico Edelweiss foram seus precursores, sendo responsáveis pela formação da primeira geração de antropólogos da Bahia. Atualmente, o Departamento de Antropologia e Etnologia (DAE) conta com 17 docentes, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão. A partir de 2006, o DAE passou a contar com Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), que desde então oferece treinamento acadêmico nos níveis de Mestrado e Doutorado em Antropologia.

O Departamento de Ciência Política (DCP) da UFBA é um dos mais antigos do Brasil. Sua primeira geração de professores foi formada sobretudo por bacharéis em Direito, fato que contribuiu para influenciar sua agenda inicial de pesquisa, voltada a estudos do Estado e Instituições Políticas no Brasil. Atualmente, o DCP conta com 13 docentes, que desenvolvem pesquisa nas áreas de democracia e participação política, instituições políticas e políticas públicas, teoria e pensamento político. Em 2020, o departamento iniciou Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), com turmas de mestrado a partir de 2021.

O processo de profissionalização dos professores do Departamento de Sociologia começou a partir da década de 1980, devido, entre outros fatores, a uma maior exigência de qualificação (pósgraduação) do corpo docente com dedicação exclusiva (DE). O primeiro concurso para professor titular do Departamento foi realizado em 1999, sendo aprovado o Prof. Paulo César Alves. Atualmente, o Departamento conta com 25 professores, todos com doutorado, os quais estão agregados a diferentes grupos de pesquisas.

Além da atuação no PPGCS, no PPGA e no PPGCP, os/as docentes dos curso de ciências sociais também atuam em diversos outros programas de pós-graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos sobre a Mulher e Feminismo (PPGNEIM), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), dentre outros.