Estágio da Licenciatura - EDC167 e EDC168

Os componentes curriculares EDC167 Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais I e EDC168 Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais II integram o conjunto de componentes voltados à formação pedagógica dos(das) discentes que cursam a Licenciatura em Ciências Sociais desta Universidade.

Entretanto, antes de se chegar a esse momento, é necessário que os(as) discentes conheçam os fundamentos, práticas e possíveis resultados propiciados pelo uso adequado da Didática, com seus métodos e técnicas que nos auxiliam a definir com clareza o que, como e para que fazer no processo de construção do conhecimento.

Para tanto, no âmbito dos cursos de licenciatura de nossa Universidade, há a necessidade da contribuição dos componentes curriculares EDCA11 – Didática e práxis pedagógica I e EDCA12 – Didática e práxis pedagógica II, que são pré-requisitos aos componentes EDC167 e EDC168.

No caso do primeiro, EDC167, tem-se sua Ementa assim registrada: "Estudo teórico-metodológico do Ensino de Ciências Sociais. Análise e construção de teorias e práticas pedagógicas para a Educação Básica".

E, como Objetivo Geral: "Construir um referencial dos pressupostos teórico-metodológicos e da prática de ensino de Sociologia de modo a permitir aos licenciandos enfrentar com clareza, criticidade, eficiência e eficácia o planejamento e operacionalização das atividades docentes".

Em síntese, capacitar os(as) licenciandos(as) a planejar e executar, de modo correto, sua atividade docente.

No caso do componente EDC168 tem-se o que se poderia chamar de “mergulho” no ambiente escolar para, a partir do conhecimento de suas características específicas, ambiente físico e ambiente cultural, elaborar seu projeto de intervenção e realizá-lo com vistas ao sucesso da intervenção, para si e para as turmas de estudantes com que vai interagir.

É o momento em que, sob orientação e supervisão, os(as) licenciandos(as) investigam as características da Unidade Escolar na qual vão realizar o Estágio e, a partir dessa atividade, planejam sua atuação e a põem em prática em seguida.