Núbia Bento Rodrigues

Núbia Bento Rodrigues concluiu o doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia em 2003. Atualmente é Professora Adjunto I, da Universidade Federal da Bahia. Publicou 6 artigos em periódicos especializados e 56 trabalhos em anais de eventos. Publicou 11 capítulos de livros e conta 42 itens de produção técnica. Participou de diversos eventos no Brasil. Concluiu orientação de cinco dissertações de Mestrado. Co-orientou 2 dissertações de mestrado, e no momento, orienta 2 estudantes realizando mestrado e 3 estudantes realizando doutorado em Antropologia, na UFBA. Alem disso, orientou 2 trabalhos de iniciação científica e 3 trabalhos de conclusão de curso nas área de antropologia. Recebeu 1 premio e/ou homenagem. Atua na área de antropologia, com ênfase em teoria antropológica. Em suas atividades profissionais interagiu com 15 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: tecnologia e sociedade, biotecnologia, etnografia, culto afro brasileiro, cura, antropologia da saúde, religiosidade, sofrimento, culto afro-brasileiro, teoria antropológica, narrativa e saúde mental. Concluiu estágio pós-doutoral sobre ciências sociais e biotecnologia, na Universidade de Montréal, Québec, CA. Atuou como professora Visitante no James Madison College, Michigan State University, Michigan-USA, ente agosto e outubro de 2014.

Principais Publicações: 
RODRIGUES, Núbia BentoCAROSO, Carlos . A SINA DE CURAR: A PALAVRA DE UM TERAPEUTA RELIGIOSO. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, RS, v. 12, p. 183-212, 1999.


RODRIGUES, Núbia Bento. Entre o "desengano médico" e a "última esperança": notas etnográficas sobre a busca de tratamentos com células tronco na China. In: McCallum, Cecilia; Rohden, Fabíola. (Org.). Corpo e Saúde na mira da Antropologia: ontologias, práticas e traduções. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 177-207.