Marco Tromboni de Souza Nascimento

Professor do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA desde 1996, concluiu sua graduação em Filosofia pela UCSAL em 1988, mestrado em Ciências Sociais pela UFBA em 1994 e o doutorado em Antropologia Social pela UFBA em 2014. Trabalha no campo da etnologia indígena e da antropologia da religião, com interesse particular em relações interétnicas, experiência religiosa, uso religioso de substâncias psicoativas, linguagem, ritual e simbolismo em geral. Mantém atividade indigenista regular na defesa dos direitos dos povos indígenas, sendo membro da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ), da qual já foi presidente, bem como tem se dedicado à elaboração de laudos antropológicos periciais e relatórios de identificação de terras indígenas e quilombolas. Como atividades de extensão, participou de projetos de intervenção na área da redução dos danos causados pelo consumo abusivo de substâncias psicoativas, bem como na capacitação de profissionais de saúde em geral.