Marcelo Moura Mello

Licenciado (2005) e Bacharel (2007) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFBA), onde atua como coordenador, e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA). Tem experiência etnográfica com comunidades remanescentes de quilombos no sul do Brasil e com descendentes de indianos na Guiana (antiga Guiana Inglesa). Também realizou pesquisas em arquivos históricos. Seus interesses articulam-se em torno dos seguintes temas: antropologia do Caribe e das Guianas; hinduísmo e culto às deusas Kali e Mariamma na Guiana; remanescentes de quilombos e comunidades negras rurais no Brasil.

Principais Publicações: 
(1) Reminiscências dos quilombos. Territórios da memória em uma comunidade negral rural. São Paulo: Terceiro Nome, 2012. Capítulo 1.
 
(2) Editorial de Antropologia (Blog): 
 
(3) Entidades espirituais: materializações, história e os índices de suas presenças. In; Etnográfica, v. 20, nº 1, 2016, p. 211-225.
 
(4) Histórias inscritas e escritas em uma comunidade negra rural. In: Ruris, v. 5, nº 2, 2011, p. 117-139.
 
(5) A Guiana e a fantasmagoria da história. In: Teoria e Cultura, v. 9, nº 2, p. 8-23.
Em:https://teoriaecultura.ufjf.emnuvens.com.br/TeoriaeCultura/article/view/2850/2165