Carlos Alberto Caroso Soares

Antropólogo. Professor Associado no Departamento de Antropologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Antropologia da FFCH/UFBA. Decano do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Sul da Bahia-UFSB (09/2013-atual). Obteve o Bacharelado em Ciências Sociais (1975) e Mestrado em Sociologia da Cultura (1980) pela UFBA. Posteriormente obteve os títulos de Master of Arts (1982) e PhD. (1988) em Antropologia pela University of California Los Angeles-UCLA, universidade na qual foi Visiting Associate Professor noDepartament of Anthropology e Latin American Studies Center-LASC (9/2001 8/2002). Seus estudos, pesquisas e publicações são preponderantemente nas áreas de antropologia da saúde (focalizando saúde mental comunitária); antropologia e patrimônio cultural (tangível e intangível) e memória social (narrativa oral); povos e populações em situação de vulnerabilidade socioambiental; conhecimento e saberes que integram patrimônio cultural local; inovação, empreendedorismo social e desenvolvimento culturalmente sensível e economicamente sustentável. Foi diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia-MAE/UFBA (10/2004 a 09/2013), função na qual administrou projetos museológicos, elaboração de estudos, laudos e perícias antropológicas e arqueológicas e exerceu curadoria de exposições, acervos e de outras atividades museais. Foi membro do Comitê Organizador do World Council of Anthropological Associations-WCAA (08/2010 a 10/2014). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Antropologia-ABA (08/2008-12/2010), Associação da qual faz parte do Conselho Científico desde 2011 e compos a Comissão de Ética desde 2011 a 2016. Coordenou o Programa de Núcleos de Excelência-PRONEX: Territórios, direitos, redes de cuidado, riscos e vulnerabilidade socioambientais entre populações tradicionais da Baía de Todos os Santos e o programa de pesquisa. Observa Baía-Observatório de Riscos e Vulnerabilidades Socioambientais da Baía de Todos os Santos?, que refletem e resultam das questões apresentadas e discutidas no livro Baía de Todos os Santos: Aspectos Humanos (EDUFBA, 2011). É beneficiário de Bolsa de Produtividade 1-B do CNPq., agência da qual participou do Comitê Assessor de Ciências Sociais-Antropologia (09/2011- 12/2014). Desempenhou funções de Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC (08/2011 a 07/2015) e de Membro Suplente do CCPPC/IPHAN (08/2009 a 10/2014). Associado Permanente e Presidente (10/2013 a 10/2017) da associação internacional Antropólogo Sem Fronteiras-ASF. Recebeu a Medalha Roquette Pinto de Contribuição à Antropologia Brasileira, outorgada pela ABA-Associação Brasileira de Antropologia, em sua 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2016.