Roberta Carnelos Resende

Professora do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Atuou como professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PNPD/Capes). Doutora em Ciência Política  (UFRGS, 2018). Realizou estágio de doutorado no exterior, com Bolsa CAPES/PDSE, no King's Brazil Institute, do King's College London (KCL, 2015). Mestre em Sociologia (UFPR, 2007), Bacharel em Ciências Econômicas (UFPR, 2006), e Licenciada em Sociologia (2020). Possui experiência nas áreas de instituições políticas, estudos legislativos, metodologia de pesquisa, e representação política e gênero.

Principais Publicações:

RESENDE, R. C.  Quando o Vale de Lama chega na Câmara dos Deputados: análise das propostas legislativas sobre o desastre de Mariana. In: Gurza Lavalle, A., Carlos, Euzeneia (Org.). Desastre e desgovernança no Rio Doce: atingidos, instituições e ação coletiva. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2022, p. 30.

GRIEBELER, M.; RESENDE, R. C. A model of electoral alliances in highly fragmented party systems. JOURNAL OF THEORETICAL POLITICS. , v.33, p.3 - 24, 2021.

RESENDE, R. C.; NICOLAS, M. A.; RESEVICS, L. Participação politica das mulheres nas Assembleias Legislativas dos Estodos da Região Sul do BrasilIn: Luis Felipe Miguel. (Org.). Mulheres e representação política: 25 anos de estudos sobre cotas eleitorais no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Zouk, 2021, v. 1, p. 461-476.

SCHAEFER, B. M.; RESENDE, R. C.; EPITACIO, S.; ALEIXO, M. Government actions against the new coronavirus: evidence from the Brazilian states. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública. , v.54, p.1429 - 1445, 2020.

RESENDE, R. C.; SCHAEFER, B. M.; Epitácio, S. S. F.; BARBOSA, T. A. L. Comportamento parlamentar e financiamento de campanha: o caso do rompimento da barragem em Mariana. REVISTA DEBATES. , v.14, p.23 - 42, 2020.

RESENDE, R. C.; Epitácio, S. S. F. Fidelidade Aliancista: as alianças eleitorais nas eleições majoritárias estaduais e o caso do PSB In: Silvana Krause; Carlos Machado; Luis Felipe Miguel. (Org.). Coligações partidárias na democracia brasileira: aportes teórico-metodológicos, tendências e estudos de caso.1 ed.Rio de Janeiro: Konrad Adenauer e Unesp, 2017, p. 255-280.

RESENDE, R. C.; EPITACIO, S. Mulheres à esquerda e à direita: carreiras políticas e partidos políticos. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. , v.22, p.350 - 366, 2017.

EPITÁCIO, S. S. F.; RESENDE, R. C. Política no Piauí: : contextos históricos, eleições e partidos políticos. Porto Alegre: Edipucrs, 2015, v.1. p.251.