Questionário discente e orientações para o próximo semestre

Prezad@s estudantes de ciências sociais,

Espero que vocês estejam bem, apesar das cirscunstâncias tão difíceis que ainda vivemos. O colegiado de graduação em ciências sociais escreve esta carta para apresentar as informações coletadas no questionário recentemente enviado aos estudantes pelo centro acadêmico e por nós, além de darmos breves orientações para a matrícula no próximo semestre.

Participação no questionário

Enviamos o questionário no início de novembro e recebemos respostas até o dia 10 de novembro. Responderam 201 estudantes, cerca de um terço de nosso corpo discente, com uma distribuição representativa de estudantes de vários semestres:

Os respondentes indicaram que pretendiam se matricular em uma grande variedade de disciplinas obrigatórias (ver tabela abaixo). Esta demanda foi repassada aos departamentos que oferecem disciplinas aos nossos cursos, com a orientação de priorizar em seus planejamentos as disciplinas indicadas na pesquisa:

Como já adiantávamos no colegiado, as disciplinas de estágio da licenciatura (EDC167 e EDC168) foram as que concentraram a maior demanda, já que não foram oferecidas neste semestre letivo suplementar. Para lidar com esta demanda, um/a docente substituto será contratado no próximo semestre.

Avaliação do SLS

A avaliação da experiência de ensino no semestre letivo suplementar foi considerada regular por boa parte das e dos estudantes. O gráfico abaixo ilustra a distribuição das avaliações coletadas no questionário.

Ao analisar as respostas elencadas no formulário, as avaliações regulares e negativas se explicam sobretudo pelos seguintes motivos:

1. Frustração que muitos estudantes demonstraram com as limitações do ensino remoto em comparação com o presencial (dificuldade de concentração, falta de interação com docente e colegas);
  2. Dificuldades do ensino em ambiente doméstico (sem espaço apropriado, falta de acesso à internet e a equipamentos eletrônicos adequados);
  3. Sentimento de que os cursos na modalidade remota estavam mais exigentes nas propostas de avaliação em comparação ao ensino presencial;
  4. Sobrecarga com as tarefas domésticas e familiares, que se intensificaram no momento de pandemia;
  5. Ausência de algumas disciplinas obrigatórias das suas grades e/ou de vagas nas disciplinas oferecidas.

As avaliações positivas se justificaram sobretudo pela possibilidade de seguir avançando no curso mesmo em uma situação de pandemia, pela possibilidade de cursar a graduação estando em cidades diferentes (muitos estudantes voltaram às suas cidades natais durante a pandemia) e pela economia de tempo em transporte e locomoção.

Orientações para a matrícula e planejamento discente em 2021.1

Como muitos de vocês já devem saber, segundo a Resolução 04/2020 do Conselho Universitário, o próximo semestre letivo na UFBA, que se inicia em março de 2021, ainda será na modalidade remota, tendo em vista a continuidade da pandemia de Covid-19. Contudo, a oferta de disciplinas neste semestre tem como objetivo cobrir toda a grade curricular de vocês. Considerando as dificuldades enfrentadas no semestre letivo suplementar, conforme relatado por vocês no questionário, temos as seguintes indicações para o planejamento acadêmico discente no próximo semestre:

• Diminuir o número de disciplinas cursadas. O ensino remoto é mais trabalhoso e exige mais tempo dos/as estudantes do que o presencial. É muito difícil fazer 5 disciplinas remotamente e acumular tarefas domésticas, familiares e profissionais. Assim, ainda que a resolução do Consuni permita a matrícula em mais componentes, indicamos que vocês façam três ou, no máximo, quatro componentes, a fim de que possam acompanhar as atividades escolhidas sem sobrecarga de trabalho e de maneira proveitosa;
  • Evitem se matricular em componentes que sabem que dificilmente irão conseguir cursar. Entendemos que a situação da pandemia traz muitos imprevistos para nossa vida e é por isso que a nova resolução do Consuni prevê a possibilidade de trancamento de disciplinas até o final do semestre. Contudo, haja vista a experiência do semestre letivo suplementar, muitos estudantes ficaram sem vagas em disciplinas por haver um inchaço inicial das turmas. Assim, recomendamos uma atitude responsável no momento da matrícula.
  • Caso não consigam matrícula web, procurem o colegiado no período de matrícula remota (por email). Alguns estudantes relataram que não conseguiram matrícula em nenhuma disciplina. O colegiado não consegue garantir a matrícula remota (por email) em todas as disciplinas desajadas, mas sempre temos uma lista de componentes obrigatórios e optativos que sabemos que ainda têm vagas justamente para evitar este tipo de situação.

A matrícula web e remota será feita no início de fevereiro e, mais adiante, informaremos as datas exatas em nosso colegiado.

Além disso, acreditamos que esta avaliação por questionário não esgota um necessário diálogo entre docentes, discentes e técnicos-administrativos em nosso curso, sobretudo para que possamos entender mutuamente todos os desafios que esse momento de ensino remoto e pandemia nos coloca. Assim, faremos um seminário conjunto no início do próximo semestre, em março de 2021.

Com isso, desejamos a tod@s um bom final de semestre, boas férias e boas festas!

Atenciosamente,

Colegiado de Curso de Ciências Sociais