Livio Sansone

Lívio Sansone é professor titular do Departamento de Antropologia da UFBA, possui graduação em Sociologia - Universita degli Studi La Sapienza (1980), mestrado em Antropologia - Universiteit van Amsterdam (1986) e doutorado em Antropologia - Universiteit van Amsterdam (1992). Foi pesquisador do Instituto of Migration and Ethnic Studies da Universiteit van Amsterdam e vice-diretor científico do Centro de Estudos Afro-Asiáticos na UCAM, Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular de antropologia na Universidade Federal da Bahia e pesquisador do Centro de Estudos Afro-Orientais da FFCH/UFBA e integra o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduacão em Estudos Étnicos e Africanos. É consultor ad hoc de CAPES, FAPESP, CNPq, Facep e Fapesb. Integra o Conselho Editorial das revistas Afro-Ásia e Cadernos de Campo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando nos seguintes temas: hierarquias raciais e desigualdades duráveis, jovens, globalização, consumo, patrimonalização da cultura afro-brasileira e da negritude, Atlântico Negro, transito internacional das ideias de 'raça' e de emancipação do racismo, historia da antropologia e de sua relação com racismo e colonialismo.De março a junho de 2007 ocupou a Cátedra Simon Bolivar no IHEAL, Sorbonne, Paris. Atualmente realiza pesquisa sobre identidades e percepção das desigualdades no Recôncavo da Bahia, Senegal, Guiné Bissau e Cabo Verde. Com uma equipe nacional desenvolve, ha alguns anos, o projeto para a criação do Museu Digital da Memória Africana no Brasil - www.museuafrodigital.ufba.br. Este projeto recebeu o apoio da Prins Claus Foundation da Holanda, Programa Pró-Cultura da Capes, FINEP e Programa Pró-África do CNPq, e funciona em parceria com a Biblioteca Nacional. Ele foi o presidente do XI CONLAB (Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais) que se realizou em Salvador em agosto de 2011 e, de 2011 a 2015, vice-presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em língua portuguesa. De setembro de 2010 a abril de 2012 ele foi assessor de relações internacionais da Reitoria da UFBA. Coordena o Programa de Extensão em Pós-Graduação da UFBA Fábrica de Ideias, que organiza anualmente, ha 17 anos, uma escola doutoral internacional - www.fabricadeideias.ufba.br. Durante o ano de 2014 realizou um estagio pós-doutoral sênior no Centro de Historia da Cultura da Universidade de Pádua, para realizar uma pesquisa sobre a relação entre a "Galaxia Lombroso", a Africa e a America latina. . E' autor, entre outros, de Blackness Without Ethnicity, New York: Palgrave 2003 (Negritude sem Etnicidade, Salvador: Edufba 2004) e organizador, junto com Claudio Furtado, do Dicionario Critico das Ciências Sociais dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Salvador: Edufba, 2014). Atualmente é chefe do Departamento de Antropologia da UFBA.

Principais Publicações:
(1) Fábrica de Ideias: http://www.fabricadeideias.ufba.br/