Antônio Jorge Fonseca Sanches de Almeida

Jorge Almeida é professor Associado do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da FFCH - Universidade Federal da Bahia. Tem doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (linha de Mídia e Política) pela UFBA (2001). Tem experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de hegemonia e contra-hegemonia; política internacional, estado e democracia; comportamento político e marketing político; opinião pública e representações sociais da política; mídia e política; movimentos sociais. Autor, entre outros trabalhos, de "Como Vota o Brasileiro" e "Marketing Político, Hegemonia e Contra-hegemonia". Foi Chefe do Departamento de Ciência Política (2007-2010); Vice-coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2009-2011); Vice-Diretor da FFCH-UFBA (2009-2010) e Diretor Pro Tempore (2009); membro do Conselho Universitário da UFBA (2009); membro da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (2007-2010); foi do sub-comitê do PIBIC-UFBA (área de Ciências Humanas). Na ANPOCS, foi Coordenador do GT "Mídia, Política e Eleições". Coordenador do Colóquio Nacional Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia em 2008. Associado da ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política e da ALACIP - Associação Latino Americana de Ciência Política. Membro do Conselho Editorial de Crítica Marxista.

Principais Publicações:

ALMEIDA, Jorge. Marketing Político, hegemonia e contra hegemonia. 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo e Xamã Editora, 2002. v. 1. 254p.

ALMEIDA, Jorge; VIEIRA, M. A. (Org.) ; CANCELLI, V. (Org.) . Partido dos Trabalhadores: Resoluções de Encontros e Congressos. 1ª. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998. v. 1. 703p.

ALMEIDA, Jorge. Como vota o brasileiro. 2ª. ed. São Paulo: 1. edição, Editora Casa Amarela, 1996; 2. edição Editora Xamã, 1998., 1996. v. 1. 247p.

ALMEIDA, Jorge. Convergence technologique, espace public et democratie. In: Armand Mattelart; Gäetan Tremblay. (Org.). 2001. Bogues. Globalisme et Pluralisme. Montreal - Canadá: Les Presses de l'Université laval, 2003, v. 4, p. 168-180.

ALMEIDA, Jorge. PT, marxismo y democracia. In: Nils Castro. (Org.). La renocación da la Isquerda Latinoamericana. 2ªed.México: Editorial Nuestro Tiempo, 1992, v. , p. 65-74.